Política


Covid-19: Venezuela denuncia Bolsonaro à ONU por ‘negligência criminosa’


Publicado 17 de junho de 2020 às 08:54     Por Peu Moraes     Foto Arquivo / Agência Brasil

O embaixador da Venezuela na Organização das Nações Unidas (ONU), Samuel Moncada, publicou, nesta terça-feira 16), uma carta direcionada ao secretário-geral da entidade, o português António Guterres, no qual condenou o presidente brasileiro Jair Bolsonaro (sem partido) por “negligência criminosa” no combate ao novo coronavírus (covid-19). A informação foi publicada na revista Veja, nesta terça.

Segundo ele, o Brasil “se tornou o pior inimigo dos esforços para sairmos vitoriosos da pandemia na América Latina.” Logo no início de sua mensagem, o diplomata cita a “atuação irresponsável do senhor Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, país onde se encontra atualmente o maior foco da doença em nosso continente.” A carta alerta especialmente para os riscos de contaminação de venezuelanos na fronteira.

“Quando milhares de migrantes venezuelanos, fugindo da discriminação, da xenofobia e de outras formas similares de intolerância de que têm sido vítimas no país vizinho, voltam voluntariamente à Venezuela, isso pode ser determinante para a propagação do vírus em nosso território, apesar dos protocolos que temos implementado nas diferentes fronteiras”, argumentou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso