Política
Covid-19: Vereadora Linda Brasil faz alerta sobre movimento anti-vacina
Durante a sessão do pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira (28), a vereadora Linda Brasil (PSOL), fez um alerta ao movimento contra a vacina contra a covid-19. “Existe um movimento nacional anti-vacina que, segundo especialistas, promove disseminação de informações falsas sobre a vacina que vem ganhando força no país. Uma prova disso é que 75% das pessoas afirmaram na última pesquisa Datafolha, de outubro, que queriam se vacinar contra a covid-19. Em agosto, o percentual que apontou que queria tomar vacina era de 89%, felizmente”, informou.
Em sua fala, a parlamentar destacou que o movimento anti-vacina vem crescendo e utiliza canais da internet para difundir informações falsas e que nesse momento de pandemia representam um perigo. Pesquisas recentes desenvolvidas por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade da Califórnia apontaram três argumentos que se destacam nessas desinformações: que as vacinas contêm ingredientes perigosos (53%), de defesa da liberdade de escolha (48%) e de promoção de serviços de saúde alternativa (42%).
Ainda na oportunidade, Linda deu exemplos dos profissionais de saúde que se recusam a tomar a vacina nos Estados Unidos (EUA) e estão sendo afastados das unidades de saúde. Além disso, os bares e restaurantes estão exigindo a comprovação da vacina para aqueles que querem utilizar os serviços.
“São medidas simples que podem garantir um retorno à normalidade econômica e social de forma mais segura. Nós devemos ser exemplo positivo e lutar efetivamente contra esse movimento negacionista, anti-vacina. A ciência é um avanço civilizatório, que produziu diversas vacinas que salvam vida”, ressaltou a vereadora.
Leia os termos de uso