Saúde


CPI da Covid: Alessandro Vieira quer informações sobre incêndio no Nestor Piva em Aracaju


Publicado 01 de junho de 2021 às 17:59     Por Fernanda Souto     Foto Edilson Rodrigues/ Agência Senado

O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira, apresentou um requerimento solicitando informações sobre o incêndio no Hospital Nestor Piva, em Aracaju, ocorrido na última sexta-feira (28), para serem apresentadas na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Após a tragédia, cinco pessoas morreram e diversas outras ficaram feridas.

“Além do drama de quase 5 mil mortes por Covid-19, Sergipe sofre com esse incêndio no Hospital Nestor Piva. É extremamente necessária a devida apuração dos fatos e eventuais responsabilidades por ação ou omissão neste evento trágico que vitimou os sergipanos e que se relaciona com o objeto desta CPI, na medida em que recursos federais foram disponibilizados e devem ser utilizados para adequada preparação dos meios e instalações hospitalares a fim de enfrentar grande aumento da demanda causado pela pandemia”, disse Alessandro Vieira.

Foram solicitadas informações à prefeitura de Aracaju, como cópia do alvará e/ou licenças para construção do anexo e reforma do Hospital, cópia dos Projetos Elétricos e de Engenharia seguidos, contratos vigentes com a empresa terceirizada que administra a Unidade e com as subcontratadas que realizaram a obra de ampliação.

Além disso, o requerimento também demanda informações à gestão e ao Centro Médico do Trabalhador, que administra o Nestor Piva, o Plano de Prevenção e Combate à Incêndio e a relação de profissionais pertencentes à Brigada de Incêndio e/ou responsáveis pela intervenção imediata em casos de incêndios.

Ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, o requerimento solicita o envio de laudos de inspeção existentes antes e depois do incidente. Ao Instituto Médico Legal do Estado de Sergipe, o pedido é pelos laudos que relatem as causas das mortes das vítimas do incidente.

Há também pedido ao Ministério Público do Estado de Sergipe (MP-SE), pelos autos de inquéritos e todas as informações e provas levantadas acerca da tragédia; e à Polícia Civil do Estado de Sergipe, pelos autos do inquérito que apura os fatos.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso