Política


Deputada Kitty Lima pede microchipagem de animais de tração de carroças


Publicado 18 de outubro de 2021 às 15:25     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / prefeitura Municipal de Vitória

A deputada estadual por Sergipe, Kitty Lima (Cidadania), destacou, nesta segunda-feira (18), a necessidade de realizar a microchipagem dos animais utilizados na tração de carroças. O pedido da parlamentar consta na Indicação Nº 531/2021, que será encaminhada ao Governo do Estado. A indicação foi aprovada em votação na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

A ação seria embasada em cumprimento à Lei Nº 3.502, de 26 de novembro de 2007, no que se refere à proteção da saúde e bem-estar dos animais de tração. O microchip é um microcircuito eletrônico que mede aproximadamente um grão de arroz e dentro dele existe um código exclusivo e inalterável.

“Este mínimo componente desempenha importantes funções, servindo como um RG do animal. Ele é acionado apenas quando recebe um sinal enviado pela leitora. Assim que o microchip é aplicado, ele permanece com o animal por toda a vida e quando acionado aparece um número exclusivo toda vez em que é passada à leitora. Ele é aplicado por meio de uma seringa especial, quase que totalmente indolor e o componente introduzido é totalmente inofensivo”, explicou a parlamentar.

Ainda de acordo com Kitty Lima, com isso, será possível ter acesso a um banco de dados onde poderá se verificar e atualizar todo o histórico de saúde do animal, além de permitir localizar rapidamente o proprietário, em caso de perda, roubo ou abandono de animais, sendo ainda muito eficiente para a contagem do número de animais de tração.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso