Política


Deputada Maisa Mitidieri protocola indicação que pede inclusão de grávidas, puérperas e lactantes em grupo prioritário de vacinação


Publicado 26 de abril de 2021 às 12:01     Por Larissa Barros     Foto Divulgação

A deputada Maisa Mitidieri (PSD) protocolou uma indicação, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), que pede a inclusão de grávidas, puérperas e lactantes em um grupo prioritário do plano de vacinação contra covid-19.

A indicação da parlamentar sugere a inclusão de grávidas atendidas pelo pré-natal de alto risco, com idade gestacional superior a 24 semanas, puérperas e lactantes. Além de prever que, as medidas devem ser incluídas na terceira fase de imunização.

“Acredito que nosso governador tem uma grande sensibilidade e, diante de todos os estudos técnicos, entenderá a necessidade da inclusão desse grupo nas prioridades de vacinação”, disse Maisa.

A deputada explica que, após aprovação em plenário, a indicação deverá ser encaminhada ao Governador Belivaldo Chagas (PSD) e, assim que for avaliada e atendida, deverá trazer uma maior tranquilidade para a vida dessas mulheres. “A gestação é uma fase muito importante e, muitas vezes, delicada. A inclusão dessas pessoas na vacinação trará maior tranquilidade para esse momento”, afirma a deputada.

Segundo dados do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 (OOBr Covid-19), ao longo de 2020, foram registradas 453 mortes por infecção pelo novo coronavírus nas mulheres que esperam ou acabaram de dar à luz a um filho, o que representa uma média semanal de 10,5 óbitos no Brasil. Nos primeiros quatro meses de 2021, já foram registradas 289 mortes, o que faz a taxa semanal de óbitos nessa população.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso