Política


‘Diminuir como?’, questiona Bolsonaro sobre número de mortos por covid-19


Publicado 17 de julho de 2020 às 11:00     Por Peu Moraes     Foto Arquivo / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), tratou como “neurose” o isolamento social contra a pandemia do novo coronavírus (covid-19). A informação foi publicada pelo jornal O Globo, nesta quinta-feira (16). Neste mesmo dia, o Ministério da Saúde confirmou que o país superou 76,5 mil mortes e 2 milhões de casos confirmados de covid-19.

O presidente também questionou a viabilidade de diminuir o número de óbitos, em transmissão ao vivo pelo Facebook na noite desta quinta-feira. Bolsonaro citou um estudo que apontou que 66% dos contaminados em Nova York estavam em casa e foram infectados por parentes. “Então houve uma neurose no tocante a isso daí. Ninguém disse que ninguém ia morrer por causa do coronavírus. Tanto ia como está morrendo, infelizmente. Agora alguns acham que tinha como diminuir o número de óbitos. Diminuir como?”, disse.

Segundo o jornal, especialistas do mundo todo têm resposta para a pergunta do presidente e apontam como principais problemas para reduzir o número de mortes por covid-19 a falta de medidas de contenção, como o isolamento social, e a baixa testagem. No Brasil, o Ministério da Saúde registra a aplicação de 5,1 milhões de exames sorológicos e PT-PCR até o momento. Nos Estados Unidos, o número de testes foi oito vezes maior.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso