Política


Edvaldo participa de reunião com Rodrigo Pacheco para articulação de medidas referente à pandemia


Publicado 01 de abril de 2021 às 15:35     Por Redação AjuNews     Foto Ana Lícia Menezes / prefeitura de Aracaju

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), participou de uma reunião virtual, na manhã desta quinta-feira (1º), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM). O encontro foi promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e pelo Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) e teve como objetivo articular medidas de combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

De acordo com a prefeitura,entre os assuntos debatidos estiveram a aceleração da vacinação no território brasileiro, a destinação de recursos federais para o enfrentamento à covid-19 em 2021, sobretudo para saúde e transporte público, além da participação dos municípios no Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia.

Edvaldo destacou que a reunião foi importante tendo em vista a relevância das pautas discutidas. “Este encontro entre a FNP, os diretores do consórcio Conectar e o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, foi de extrema importância, visto que foram discutidas pautas fundamentais para o enfrentamento à pandemia e que muito nos preocupam, como a aceleração da vacinação dos brasileiros, a destinação de recursos federais para a saúde e necessidade de adoção de medidas emergenciais para o transporte coletivo. Esperamos contar com o apoio do Congresso nestas questões para que possamos avançar de forma efetiva nessa batalha contra o vírus”.

O presidente do consórcio e prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM) informou que o grupo planejou três frentes de trabalho para aquisição de vacinas. A primeira, segundo ele, com o apoio da Opas, para acelerar e ampliar a entrega de doses adquiridas por meio do consórcio global Covax Facility; a segunda seria a negociação de empréstimo ou doação de doses de vacinas da Astrazeneca, por parte dos Estados Unidos; e a terceira, a aquisição de vacinas da Sinovac, com a China. Para tanto, Gean pediu o apoio do Senado nesta interlocução com as embaixadas chinesa e americana.

Rodrigo Pacheco avaliou a proposta de união do consórcio como fundamental no cenário atual. Para ele, a iniciativa dialoga coerentemente com o conceito do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia. O senador também ressaltou que a participação de governantes locais na instância é “absolutamente razoável”. “Não há nada pior nesse momento do que a desarticulação”, ponderou Pacheco, acrescentando que “o desejo de todos é, também, acelerar a vacinação”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso