Política


Eleições 2020: Candidatos poderão fazer vaquinha on-line a partir de maio


Publicado 24 de janeiro de 2020 às 15:00     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / TRE-SE

Os candidatos e partidos políticos devem se atentar aos prazos e novas regras das eleições 2020 para financiamento de campanhas políticas. A vaquinha eletrônica e o autofinanciamento estão liberados, desde que atenda ao que determina a Justiça Eleitoral. A partir do dia 15 de maio os pré-candidatos podem fazer arrecadação de verba através de plataformas de financiamento coletivo.

De acordo com Marcelo Gerard, coordenador de planejamento, estratégia e gestão do Tribunal Regional de Sergipe (TRE/SE), as empresas devem estar registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “O dinheiro pode ser arrecadado através desse meio, mas esse valor só poderá ser usado se a candidatura for efetivamente registrada”.

Segundo a Lei nº 13.877, os partidos políticos poderão receber doações pelo seu site na internet; plataformas que permitam o uso de cartão de crédito, débito ou emissão de boleto bancário; além de convênios de débitos em conta.“As doações de empresas continuam sem poder ser realizadas, não é novidade”, lembra Gerard. As pessoas físicas podem doar, mas as doações serão limitadas a 10% dos seus rendimentos no ano anterior à eleição.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso