Política


Em depoimento, servidora do MEC confirma a senadores que relatou denúncia ao ministro


Publicado 04 de maio de 2022 às 16:02     Por Redação AjuNews     Foto Geraldo Magela / Agência Senado

A chefe da assessoria do cerimonial do Ministério da Educação (MEC) na gestão de Milton Ribeiro, Vanessa Reis Souza, confirmou ter levado ao conhecimento do então ministro uma denúncia referente a pedidos indevidos de regalias. A declaração aconteceu durante depoimento aos senadores na Comissão de Educação (CE) do Senado, nesta quarta-feira (4). O depoimento faz parte da apuração de denúncias sobre irregularidades no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Dois pastores evangélicos, Gilmar Santos e Arilton Moura, teriam prometido a prefeitos recursos do fundo em troca de propina.

De acordo com a depoente, ela foi procurada por um interlocutor da prefeitura chamado José Evaldo Brito após um evento em Nova Odessa, São Paulo. Ele contou que pessoas se dizendo ligadas ao MEC fizeram pedidos de “emissão de passagens, hospedagem e outros que eu não gostaria de entrar no mérito”. O interlocutor solicitou fazer a denúncia ao ministro. Vanessa afirmou que levou ao ministro o que foi relatado e o pedido de marcação da audiência, que aconteceu no mês seguinte.

Após exibir um vídeo em que o pastor Gilmar Santos aparece ao lado do então ministro Milton Ribeiro, anunciando uma visita oficial ao Maranhão, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) questionou a Vanessa sobre a ascendência dos pastores dentro do MEC. A servidora confirmou que Gilmar e Arilton participaram de pelo menos nove atendimentos a prefeitos. Ela ainda admitiu que o pastor Arilton tentou “interferir”, sem êxito, no protocolo de alguns eventos.

Com informações da Agência Senado



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso