Política
Entidades denunciam na ONU corte de orçamento para Saúde no Brasil
Algumas entidades de direitos humanos denunciaram na Organização das Nações Unidas (ONU) o corte de orçamento para a Saúde no Brasil, e pediram que as políticas fiscais do país sejam revistas. A informação foi divulgada pelo colunista Jamil Chade, no site Uol, nesta sexta-feira (17).
De acordo o jornal, cerca de 43 entidades como Oxfam, Justiça Global, Inesc, Conetas e Campanha Nacional pelo Direito à Educação, enviaram uma carta nesta semana, insistindo que a perda de investimentos no setor da saúde no Brasil foi de R$ 13 bilhões em 2019.
Segundo o colunista, as organizações afirmam que o objetivo da denúncia é pressionar o governo a abandonar o teto de gastos e garantir recursos ao combate ao novo coronavírus (covid-19).
“Isso exigirá uma redefinição no uso dos recursos públicos, de modo a que estes dêem prioridade e financiem adequadamente os setores duramente atingidos pela Emenda Constitucional 95, especificamente nas áreas da saúde, educação e assistência social”, diz o texto da carta.
Ainda segundo a coluna, o grupo também cita que a falta de investimentos causou a redução de 49 mil leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) entre 2007 e 2019 no Brasil.
Leia os termos de uso