Política


Ex-esposa de Bolsonaro pagou 35% do valor avaliado por imóvel, diz jornal


Publicado 06 de outubro de 2020 às 11:00     Por Peu Moraes     Foto Facebook e Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A segunda ex-esposa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Ana Cristina Siqueira Valle comprou em 2019, um apartamento no Rio de Janeiro, pagando 35% do valor do imóvel, segundo avaliação do município. As informações foram publicadas pelo jornal Estadão, nesta terça-feira (6). De acordo com a reportagem, em vez de desembolsar o R$ 1,2 milhão estipulado pela Prefeitura para cálculo do Imposto de Transmissão sobre Bens Intervivos (ITBI) na transação, pagou R$ 420 mil.

Ainda conforme a matéria, o pagamento do valor mais baixo, isoladamente, não é irregular, mas investigadores apontam que a prática pode levar a indícios de lavagem de dinheiro por pagamentos “por fora”, principalmente se aparece conjugado a outros presumidos crimes. Ana Cristina é investigada desde o ano passado.

Quando foi feita a transação, nove familiares de Ana Cristina já tinham sido alvo de quebras de sigilo na investigação que cita o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) por supostos peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

No mesmo mês da compra do apartamento, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, Ana Cristina passou a ser investigada pelo Ministério Público do Rio, em apuração sobre o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), irmão de Flávio. Ela foi chefe de gabinete de Carlos no primeiro mandato dele na Câmara Municipal do Rio, iniciado em 2001, e ficou no cargo até se separar de Bolsonaro, oito anos depois.

Ana Cristina e Jair Bolsonaro têm um filho juntos, Jair Renan. Procurado, o advogado de Ana Cristina, Magnum Cardoso, não respondeu até a conclusão desta reportagem.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso