Resumo da Semana
Falso troca-troca e o relógio de Belivaldo Chagas
O relógio para Belivaldo: O nome que disputará o governo de Sergipe em 2022 pela base de Belivaldo Chagas (PSD) só deve sair na metade de janeiro. É o que ficou acertado, segundo revelou o presidente da Alese, Luciano Bispo (MDB), após uma reunião privada entre os principais nomes que disputam a vaga. Entre eles, os mais cotados: O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), e o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) e o recém-empossado vice-presidente do TCE, Ulisses Andrade. Há quem ache que passou da hora da escolha ser feita, mas o relógio está nas mãos do ilustre cidadão de Simão Dias.
Já vai Gustinho? Circulou nos bastidores da política sergipana que o deputado federal Gustinho Ribeiro estaria de saída do Solidariedade e que já estaria próximo de filiar-se ao União Brasil, fusão entre os partidos PSL e DEM. O largatense tratou de negar o rumor, mas disse que conversa com várias lideranças do estado. O presidente nacional do Solidariedade, o ex-deputado federal Paulinho da Força, tomou conhecimento da situação e, afirmou ao AjuNews que Ribeiro, “continuará sendo o presidente estadual do Solidariedade até o dia que ele quiser.
Troca-troca: O furdunço com o deputado envolveu até André Moura, cotado para assumir a presidência do União em Sergipe. Com a suposta saída de Gustinho, Moura ficaria com o posto de presidente do Solidariedade do estado. “É falsa essa notícia e nego veementemente. No momento estou focado em fortalecer o PSC e o União Brasil no estado”. Tudo permanece como está, sem troca-troca.
Firme e forte: Quem anda segurando a onda turbulenta com a Justiça agora é o deputado Valdevan Noventa (PL). O TRE-SE cassou por unanimidade o diploma de federal. Apesar disso, Valdevan já disse aos quatro cantos que sua pré-candidatura ao Senado é “sólida”.
E a rachadinha? O procurador-geral de Justiça de Sergipe, Manoel Cabral Machado Neto afirmou em entrevista ao AjuNews que o Ministério Público de Sergipe (MP-SE) instaurou um procedimento e está investigando o suposto caso de rachadinha no gabinete do deputado estadual e ex-líder da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Dr. Samuel Carvalho (Cidadania).O AjuNews teve acesso com exclusividade ao áudio da denunciante Gildete Dias Menezes, numa conversa que teve com o chefe de gabinete do parlamentar pelo Cidadania, José Carlos Almeida, logo após saber da sua exoneração do cargo de assessor técnico-operacional, que ocupava no gabinete da presidência da Casa Legislativa.
Deram 0 pra ele: Mais uma pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República foi divulgada. Dessa vez, a do Instituto Datafolha. O senador por Sergipe, o Delegado Alessandro Vieira (Cidadania) aparece com 0%. Entre os nomes da famigerada Terceira Via, o parlamentar fica atrás do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), do pedetista Ciro Gomes e do governador de São Paulo, Dória. Enquanto a intenção de voto é zerada, a rejeição ao nome do delegado chega a 15%.
Rodrigo Valadares esperançoso: O presidente afastado do PTB, Roberto Jefferson, pode ficar mais tempo do que previa em prisão preventiva. A PGR emitiu parecer que pede a manutenção da medida. O documento foi enviado ao relator do caso de Roberto, o ministro Alexandre de Moraes, do STF. O deputado Rodrigo Valadares (PTB), presidente estadual da sigla, lamentou e discordou do parecer, mas se diz confiante na justiça que livrará Jefferson da prisão.
Leia os termos de uso