Política


Gastos de 84 parlamentares aumentam durante pandemia do coronavírus


Publicado 29 de junho de 2020 às 13:02     Por Roberta Cesar     Foto Arquivo / Agência Brasil

As despesas da verba indenizatória no Congresso caiu de R$ 59 milhões entre março e maio de 2019 para R$ 36 milhões no mesmo período em 2020, por causa da diminuição dos gastos com passagens aéreas e transporte durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). No entanto, 84 parlamentares aumentaram os gastos mesmo no período de sessões remotas. As informações foram publicadas pelo jornal O Globo, nesta segunda-feira (29).

Segundo a publicação, alguns deputados e senadores estão fretando aeronaves e barcos, além de estarem gastando com combustível para aviões particulares para tentar contornar a ausência de voos comerciais com destino a cidades médias e pequenas.

Até o momento, durante a pandemia, três deputados federais usaram o dinheiro da cota para alugar barcos e 12, para alugar aviões. No Senado, os gastos com locação de aeronaves e embarcações não é detalhado.

Além disso, como a maioria dispensou a utilização de passagens aéreas, a divulgação das ações parlamentares passou a liderar as despesas na Câmara. Já no Senado, a liderança ficou com a contratação de consultorias, assessorias, pesquisas, trabalhos técnicos entre outros serviços de apoio ao parlamentar.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso