Política
‘Governadores devem aceitar desafio de Bolsonaro’, diz Fábio Henrique sobre zerar ICMS
O deputado federal Fábio Henrique (PDT-SE) se manifestou na Câmara dos Deputados, na manhã desta quinta- feira (06), em defesa do anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na quarta-feira (05), que responsabiliza os governadores por redução do preço da gasolina não chegar aos postos.
Segundo Fábio Henrique, proposta de Bolsonaro, que pede que governadores zerem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), deve ser aceita. “O preço do combustível pesa muito no bolso do trabalhador, que interfere no deslocamento tanto dos veículos como no do transporte coletivo”, afirmou Fábio Henrique.
Durante sua fala, Fábio Henrique ressaltou que o diálogo entre os estados é necessário tendo em vista o impacto do ICMS na economia local. “Porém, as retiradas desses impostos representam muito na economia dos Estados e também na do Governo Federal. Se os governadores não derem uma resposta, que deveria ser de união de todos os Estados, ficará para a população de que a culpa do preço elevado é deles. Em Sergipe, a arrecadação dos combustíveis corresponde a 21% de todo o ICMS arrecadado pelo Estado”.
Em uma nova escalada da tensão com os governadores, o presidente Bolsonaro disse na quarta-feira (5) que aceita baixar os tributos federais sobre combustíveis caso os chefes dos governos estaduais façam o mesmo com o ICMS. “Eu zero o federal se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito. Tá ok?”, disse Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.
Leia mais
Bolsonaro diz que zera impostos se governadores acabarem com ICMS
Leia os termos de uso