Política
Governadores pedem a Bolsonaro compra de 54 milhões de doses da CoronaVac
Em ofício encaminhado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), governadores solicitaram a compra das 54 milhões de doses da vacina Coronavac com produção prevista pelo Instituto Butantan nos próximos meses. Segundo informações do Uol, ainda não há negociação para a aquisição.
O documento foi feito em nome do Fórum Nacional de Governadores, com a assinatura do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do fórum.
“A esse respeito, solicito ao Governo Federal celebração de contrato de compra firme do total de vacinas produzidas pelo Instituto Butantan, assim como o estabelecimento de acordo visando à apresentação do cronograma para a entrega das próximas doses, o que possibilitaria aos estados e municípios maior capacidade de planejamento na vacinação”, disse trecho do documento.
Segundo o site, o ofício pede ainda que o governo libere os estados para comprarem o imunizante diretamente, caso não haja o acordo. “Caso não seja possível confirmar a aquisição federal dos referidos imunizantes, pleiteio que seja viabilizada a opção de compra por parte dos estados brasileiros, conforme anteriormente aventado”, completou.
O Ministério da Saúde fechou contrato de aquisição de 46 milhões de doses da Coronavac, mas já estava prevista a possibilidade de aderir as 54 milhões de doses adicionais.
O documento também pediu autorização ao governo federal para liberar as vacinas reservadas para a segunda dose. “Além disso, solicito autorização do Ministério da Saúde para utilização das vacinas que, já disponibilizadas, se encontram reservadas para a segunda dose, a fim de ampliar as condições de atender toda a demanda programada para o público prioritário”.
Leia os termos de uso