Política


Governo ainda não teve tempo de cuidar da Amazônia e do Pantanal, diz Heleno


Publicado 04 de outubro de 2020 às 09:32     Por Roberta Cesar     Foto Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), ministro Augusto Heleno, disse que o governo Jair Bolsonaro, mesmo com um ano e nove meses de gestão, ainda “não teve tempo” para cuidar nem da Amazônia, nem do Pantanal. Desde o início do governo os dois biomas sofrem com o aumento de queimadas na região. As informações foram publicadas pelo Uol, neste sábado (3).

“Nós sabemos exatamente o que temos que fazer na Amazônia brasileira e no Pantanal, só que não houve tempo ainda de colocar em prática, de colocar gente para fazer isso”, afirmou Heleno, ao falar sobre cobranças de outros países.

O ministro comparou a gestão do governo Bolsonaro com a dos últimos 40 anos. “Podemos melhorar a vigilância do desmatamento da Amazônia? Podemos, claro, devemos fazer isso. Mas é o que eu digo, o governo Jair Bolsonaro tem 1 ano e nove meses, não há como resolver todos os problemas do Brasil. Passamos 40 anos tendo uma gestão catastrófica de nossos recursos, inclusive os recursos naturais.”.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem usado o argumento de que a floresta amazônica é úmida e, por isso, “não pega fogo”, para reagir às críticas de outros países, ambientalistas e empresas sobre as ações que o Brasil tem adotado para driblar as queimadas nos biomas.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso