Saúde


Governo defende repasse a programa de Michelle Bolsonaro


Publicado 02 de outubro de 2020 às 10:00     Por Peu Moraes     Foto Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República emitiu nota à imprensa afirmando que foi legal o repasse ao programa Pátria Voluntária, liderado pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, da doação de R$ 7,5 milhões da Marfrig para compra de testes rápidos para detecção do novo coronavírus (covid-19). As informações foram publicadas pelo jornal Folha de São Paulo, nesta sexta-feira (02).

A Secom confirma a mudança de destino do recurso, mas sua versão diverge do relato feito pela empresa ao jornal. A assessoria da Presidência diz que, em maio, a pasta da Saúde declinou da doação “porque não precisava mais dos equipamentos” para os testes e que então a Marfrig procurou o Pátria para o dinheiro ser usado em alimentos e produtos de proteção e de higiene.

Segundo a nota do governo, a empresa “optou por repassar a doação ao programa para atender às necessidades de entidades sociais a elas vinculadas. Especialmente para a compra de alimentos, produtos de proteção e de higiene para pessoas em situação de vulnerabilidade, realizadas por chamadas públicas”.

De acordo com nota da Marfrig, no entanto, no dia 20 de maio, dois meses após o anúncio de sua doação para os testes de covid-19, a Casa Civil enviou “comunicação oficial” com detalhes sobre o programa de voluntariado e informando que os valores doados deveriam ser depositados numa conta da Fundação do Banco do Brasil, gestora dos recursos do Pátria, “com fim específico de aquisição e aplicação de testes de covid-19”.

Ainda com o jornal, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e a oposição querem investigar o caso.

Leia mais
Governo repassou a programa de Michelle Bolsonaro R$ 7,5 milhões doados para testes de covid-19, diz jornal
ONGs aliadas de Damares são beneficiadas por programa liderado por Michelle Bolsonaro, diz jornal



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso