Política
Governo federal aposta no Senado para vencer briga por emendas
O governo federal espera contar com o apoio do Senado para manter o controle do Orçamento da União e impor uma derrota aos deputados, segundo o jornal Estadão. Enquanto a maioria da Câmara defende repassar ao Controle o controle de uma fatia maior do dinheiro público, os senadores se articulam para deixar com o Executivo a definição de como a verba será investida neste ano.
Apesar de a medida “empoderar” o Congresso, os senadores têm os seus motivos para votar com o governo. Há um temor de que deputados estaduais e vereadores repliquem o modelo, tirando dos governadores o direito de definir em quais ações devem aplicar o dinheiro e um instrumento importante para angariar votos. Em geral, os governantes – do presidente da República aos prefeitos – liberam os recursos em troca de apoio do Legislativo para projetos de seus interesses.
O senador sergipano Alessandro Vieira (Cidadania), publicou nas redes sociais que vai votar pela manutenção do veto presidência pelo controle dos R$ 30 bilhões das chamadas emendas impositivas.
Leia os termos de uso