Política
Isolado, Bolsonaro diz que fazer politicagem com coronavírus é ‘coisa de covarde’
Isolado na estratégia de estimular a circulação da população em meio à crise do coronavírus (covid-19), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta quarta-feira (25), em redes sociais, que “fazer politicagem num momento como esse é coisa de covarde”, segundo jornal Folha. O desgaste do presidente começou após pronunciamento feito em cadeia nacional de tv e rádio, terça (24), quando passou a defender restrições ao isolamento e distanciamento social para pessoas com mais idade.
As declarações do presidente contrariam recomendações de autoridades médicas como a Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, além de ir na contra-mão das medidas adotadas por países como Itália, Espanha, França e Estados Unidos. Para Bolsonaro apenas idosos devem se mantidos em isolamento porque fazem parte do grupo mais vulnerável à covid-19.
Os governadores ignoraram o pedido Bolsonaro e mantiveram as restrições a toda população. Bolsonaro disse pensar na população, que, segundo ele, enfrentará um mal maior do que o vírus caso a atividade econômica continue paralisada. “É mais fácil fazer demagogia diante de uma população assustada do que falar a verdade. Isso custa popularidade. Não estou preocupado com isso!”, escreveu Bolsonaro.
Leia os termos de uso