Política


‘Já vai tarde’, afirma Alessandro Vieira sobre fim da presidência de Toffoli no STF


Publicado 10 de setembro de 2020 às 09:45     Por Peu Moraes     Foto Jefferson Rudy / Agência Senado

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) afirmou que o ex-presidente e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, chegou ao cargo por foça política e que o fim de seu mandato como presidente da Corte não vai deixar saudades. “Acabou a era Toffoli no STF. Sem meias palavras: já vai tarde. Ele representa aquilo que um país sério jamais admitiria: advogado de partido com raso saber jurídico que chega ao cargo pela força política de seu padrinho. Seu legado é de destruição do combate à corrupção”, disse, nesta quarta-feira (09).

“A Lava-Jato, operação que os poderosos deste país tentam matar a todo custo, arrancou a máscara da face oculta do esquema de corrupção que parasita o Brasil: a infiltração criminosa no Judiciário através de bancas de advocacia de filhos e aderentes de ministros e desembargadores”, acrescentou.

Em setembro de 2009, Dias Toffoli foi indicado pelo presidente Lula (PT), para o Supremo Tribunal Federal (STF), assumindo a vaga do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, que morreu no início daquele mês. Antes, Toffoli já havia sido considerado para assumir a mesma vaga, aberta em 2007 pela aposentadoria do ministro Sepúlveda Pertence, ocasião em que o indicado fora Menezes Direito. No dia 8 de agosto de 2018, em votação na Corte e com placar legal de 10 votos a 1, foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal, sendo empossado no dia 13 de setembro de 2018.

Nesta quinta-feira (10), o ministro Luiz Fux, toma posse como novo presidente da Corte por um mandato de dois anos, durante o qual desempenhará o papel de chefe do Poder Judiciário. A ministra Rosa Weber assumirá a vice-presidência. A solenidade de posse está marcada para as 16h, na sede do Supremo, em Brasília.

Está previsto o comparecimento do presidente Jair Bolsonar (sem partido) e dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), entre outras autoridades. O ato será transmitido ao vivo pela TV Justiça.

Leia mais
Fux toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal nesta quinta (10)
Bolsonaro aparece de surpresa em sessão de despedida de Toffoli no STF



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso