Política


Linda Brasil denuncia ‘abandono’ do Centro de Arte e Cultura na Orla de Atalaia


Publicado 13 de fevereiro de 2023 às 16:48     Por Redação AjuNews     Foto Jadilson Simões / Alese

A deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (Psol), denunciou o “abandono” do Centro de Arte e Cultura J Inácio, localizado na Orla de Atalaia. O local foi reformado e entregue à Prefeitura de Aracaju pelo Governo de Sergipe desde o final de 2021.

Linda visitou o espaço no sábado (11) e conversou com algumas artesãs e artistas que comercializavam os seus trabalhos em frente ao prédio. Durante a conversa, os expositores lamentaram a atual situação do prédio e cobraram um posicionamento do prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT).

“É um absurdo o que vimos. Artistas tiveram que colocar seus trabalhos em cima dos assentos da Orla, enquanto o Centro de Arte e Cultura, que foi reformado com a promessa de voltar a ser ocupado pelos artistas, em pleno Projeto Verão, estava de portas fechadas. Não é novidade que há uma carência na parte cultural em Aracaju. Não podemos aceitar esse descaso. O espaço foi reformado para que essas/esses artistas o ocupem com as mais diversas expressões artísticas/culturais. Essas/esses artistas reivindicam a abertura do Centro e a entrega dele aos artistas sergipanos. Vou ser firme nessa cobrança”, disse.

Para a parlamentar, a situação é “um verdadeiro descaso” com a cultura em Sergipe e Aracaju. “Primeiro, um governo que prometeu recriar a Secretaria do Estado da Cultura e fingiu que nada aconteceu quando os artistas fizeram a cobrança. Não é de hoje que percebemos o quanto esse grupo não coloca a cultura como prioridade. A Funcaju, por exemplo, mantém-se com o discurso de que realizou diversas ações através da Lei Aldir Blanc, que vale lembrar não é uma iniciativa da gestão. O que a Prefeitura tem feito para os artistas? A cultura deve ser fomentada constantemente. É necessário um olhar sensível e vontade política. O acesso à cultura é um direito. Direito esse que o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju não fazem questão nenhuma de assegurar às cidadãs e cidadãos. Lamentável!”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso