Política
Lula critica taxa de juros em 13,75%: “Vergonha”
O presidente Lula (PT) criticou a atual política de juros do Banco Central. Para ele, é uma “vergonha” a decisão em manter a taxa de juros em 13,75%. As declarações aconteceram durante a posse de Aloizio Mercadante como presidente do BNDES, nesta segunda-feira (6). As informações foram publicadas pelo O Antagonista.
“Se a classe empresarial não se manifestar, se as pessoas acharem que vocês estão felizes com 13,75%, sinceramente eles [Banco Central] não vão baixar o juros”, disse. “É só ver a carta do Copom para que a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juros e a explicação que eles deram para a sociedade brasileira”, completou o petista.
Para o presidente, o país “tem uma cultura de viver com juros altos que não combina com a necessidade de crescimento que nós temos”. “O BNDES pode prestar um serviço extraordinário para que a taxa de juros caia de onde está. Não tem explicação para que a taxa de juros esteja a 13,75%. Como eu vou pedir para que o Josué [Alencar – presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo] fazer com que os empresários ligados a Fiesp invistam, se eles não conseguem tomar dinheiro emprestado [com essa taxa de juros]?”, afirmou.
Leia os termos de uso