Política


Maia liga para general Ramos e reclama de interferência do Planalto na eleição da presidência da Câmara


Publicado 27 de janeiro de 2021 às 13:00     Por Fernanda Sales     Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) telefonou nesta terça-feira (26) para o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, para reclamar do que considera uma interferência do Palácio do Planalto em seu partido. De acordo com a Folha de São Paulo, a interferência seria para migrar votos dos deputados do DEM para a candidatura de Arthur Lira (PP-AL), que disputa a presidência com apoio do presidente Bolsonaro (sem partido).

A ligação de Maia ocorre no momento em que o presidente da Câmara tem enfrentado dificuldades até mesmo em seu próprio partido para garantir o apoio oficial ao seu candidato, Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela eleição, que está prevista para o dia 1º de fevereiro.

De acordo com a reportagem, em uma conversa exaltada, Maia disse ao general Ramos que estava incomodado com o movimento do governo federal para gerar defecções no DEM e que não aceitava interferência em uma disputa legislativa. Segundo a ele, as investidas do governo Bolsonaro sobre deputados federais precisavam ter um fim.

Ainda segundo a publicação, assessores do Planalto informaram que Ramos negou que o Palácio do Planalto tenha interferido no DEM. Ele disse ao deputado que o Poder Executivo tem mantido distância da disputa à sucessão de Maia, já que Lira tem coordenado sua própria campanha.

Nesta terça-feira (26), deputados federais do DEM iniciaram movimento de migração do partido para o bloco de Lira. A ideia deles é registrar na segunda-feira (1º), dia da eleição, uma lista com a assinatura da maioria dos integrantes da bancada em apoio ao candidato de Bolsonaro.

Leia mais:
Maioria dos deputados sergipanos declaram apoio a Arthur Lira para presidência da Câmara



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso