Política
Mangabeiras: ‘É incoerente anunciar criação de uma reserva que nasce a partir do ecocídio promovido pela prefeitura’, diz Linda Brasil
Publicado 08 de junho de 2022 às 15:06 Por Redação AjuNews Foto Divulgação / Agência Câmara Aracaju
A vereadora Linda Brasil (PSOL) voltou a criticar a condução da prefeitura envolvendo a Reserva das Mangabeiras, nesta terça-feira (7). Membros da Comunidade Extrativista de Mangaba Padre Luiz Lemper, localizada no bairro Santa Maria, relataram na Câmara Municipal de Aracaju que a prefeitura retirou o espaço de trabalho das extrativistas ao criar a Resex por meio de decreto, e sem diálogo, além de derrubar mais de 70 árvores nativas.
“É incoerente anunciar a criação de uma reserva que nasce a partir do ecocídio promovido pela própria prefeitura. É muito errado derrubar as mangabeiras da última comunidade de extrativismo na mangaba de Aracaju, a última comunidade extrativista, que deveria ser protegida e cuidada. E ainda tentando colocar o movimento de moradia contra o movimento extrativista, isso é de uma perversidade tão grande, não tem nem o respaldo dos próprios lutadores por moradia”, criticou Linda.
De acordo com os membros da Comunidade Extrativista, entre as mais de 70 árvores nativas que foram derrubadas, 60 são pés de mangabeiras (patrimônio imaterial e cultural de Sergipe), 18 de cajueiro e 4 de Ouricuri. O extrativista e uma das lideranças do movimento, Uilson de Sá, afirmou que a ações representam uma destruição da cultura e memória de um povo tradicional.
“O que o prefeito de Aracaju está fazendo com as reservas e com as famílias é torturante. Nós temos uma Lei internacional e uma Lei desta casa para proteger o extrativismo, então eu venho pedir aos senhores se possível, uma Comissão de Direitos Humanos para acompanhar aquelas famílias”, enfatizou.
Ainda na oportunidade, a parlamentar afirmou que os vereadores da bancada do governo municipal defenderam a derrubada das árvores, e acusaram o movimento de ser contra a construção de moradias.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso
Leia os termos de uso
Publicidade
Justiça
Polícia Federal investiga homem suspeito de fraudar 14 contas bancárias em Aracaju
Justiça
Mais Lidas
BBB 22: Vídeo íntimo da participante Natália Doadato é vazado na internet
19 de janeiro de 2022
Vacinação contra covid-19 é antecipada para esta segunda (18); Sergipe recebe 48.360 doses
18 de janeiro de 2021
Após debochar de aglomeração, influenciadora é internada com sintomas de covid-19
18 de janeiro de 2021
Feriado de Carnaval pode ser cancelado em Sergipe, diz Belivaldo Chagas
18 de janeiro de 2021
“Agilizar o processo de vacinação da população é um grande passo para termos motivos a comemorar”, diz Nitinho nos 166 anos de Aracaju
17 de março de 2021