Política


Ministério da Defesa faz inspeção para análise de códigos-fontes de urnas eletrônicas nesta quarta (3)


Publicado 03 de agosto de 2022 às 12:40     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Agência Brasil

A área técnica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que os códigos-fonte das urnas eletrônicas vão passar por uma inspeção realizada por técnicos do Ministério da Defesa, nesta quarta-feira (3). A medida atende ao pedido feito pela pasta na terça-feira (2). Os códigos-fonte são um conjunto de instruções, em linguagem de computador, para que o sistema funcione.

O Ministério, por fazer parte das entidades fiscalizadoras das eleições, já tinha direito a acessar os códigos desde o último dia 4 de outubro. A solicitação, classificada como ‘urgentíssima’, só foi encaminhada nesta segunda (1º). No mesmo dia, o TSE se reuniu com todos os agentes fiscalizadores e técnicos do TSE para apresentar orientações sobre as etapas, métodos, locais e formas de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.

Após a decisão de conceder acesso aos códigos de programação das urnas, o TSE emitiu nota, na qual afirmou que “enviou, ainda no ano passado, um ofício com o convite para que todas as entidades fiscalizadoras do processo eleitoral, segundo o previsto na Resolução TSE n° 23.673/2021, inspecionassem os códigos-fonte dos programas de computador que são embarcados na urna eletrônica e que compõem o sistema eletrônico de votação”.

O PTB tem inspeção em andamento e a Polícia Federal realizará uma vistoria entre 22 e 26 deste mês. Segundo o TSE, o PV e PL agendaram inspeções, mas não compareceram para a análise.

Nos últimos meses, diversas outras entidades fiscalizadoras já acessaram e verificaram o código-fonte que será inserido nas urnas eletrônicas para as eleições 2022. Nenhuma delas divulgou qualquer suspeita ou inconsistência que pudesse ameaçar a segurança dos votos. Engenheiros militares participaram do processo de construção do sistema eletrônico de votação, na década de 90.

Leia mais
João Fontes pode deixar eleição caso Roberto Jefferson se firme candidato do PTB à Presidência



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso