Política


Ministros de Bolsonaro fazem 1.060 viagens com aviões da FAB no primeiro ano de governo


Publicado 30 de janeiro de 2020 às 09:51     Por Redação AjuNews     Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os ministros do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fizeram 1.060 viagens em jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB) durante o primeiro ano de governo, em 2019. As informações foram publicadas pelo G1, baseadas em relatórios oficiais, nesta quinta-feira (30). No total, as autoridades solicitaram um jatinho da FAB a cada 8 horas e passaram mais de 2 mil horas no ar. O motivo mais frequente para solicitar o uso das aeronaves é “serviço”.

Na Esplanada dos Ministérios, os recordistas de voos são Osmar Terra (Cidadania), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Ricardo Salles (Meio Ambiente). Em apenas um ano, Terra fez 113 viagens; Araújo, 104; e Salles, 93. A médica é de 48,2 voos por ministério em um ano.

Segundo a reportagem, apesar de as viagens de ministros em jatinhos da FAB serem frequentes, o número registrado em 2019 é menor que o das últimas gestões. Em 2018, por exemplo, foram feitos 2.037 voos por 28 ministros – uma média de 72,8 voos por ministério. Na época, a Esplanada tinha mais ministérios e, portanto, mais autoridades podiam solicitar os voos.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso