Política


Mitidieri: Um começo diferente para um mandato diferente


Publicado 26 de janeiro de 2023 às 11:18     Por Dhenef Andrade e Peu Moraes     Foto Reprodução / Alese

Com quase 30 dias de mandato, Fábio Mitidieri (PSD) governador de Sergipe têm pontos relevantes a se destacar. Vale lembrar que o início do ano já se mostrou atípico diante dos atos golpistas que assolaram os Três Poderes da República em Brasília. Houve mobilização de todos os governadores em prol do fortalecimento da democracia.

Entre suas idas e vindas de Brasília, Mitidieri teve encontros importantes e estabeleceu novas relações que podem gerar frutos para Sergipe. Após os anos de Belivaldo Chagas (PSD), Fábio apresentado como sucessor é natural que se assemelhe a forma de governo de ambos. No entanto, o novo gestor tem dado provas que não pretende repetir a mesma receita de bolo. A começar pelo secretariado, composto por 19 pessoas públicas, e que traz representatividade feminina superior ao seu antecessor. São seis mulheres ou 31,5% da equipe. Não há equiparidade, dada a prevalência superior de homens, mas abre caminho para que outras ocupem a linha de frente de comando de Secretarias.

Mitidieri mesclou técnica sem temer a tradição para compor seu time. Manteve Zeca da Silva, na Agricultura, cargo que ocupa desde 2021, e apostou em Sarah Andreozzi para Fazenda. A secretária deixou a presidência do Conselho do Regime de Recuperação Fiscal para vir à Sergipe. Os nomes de Jorginho Araújo (PSD) e Danielle Garcia (Pode), na Casa Civil e Políticas para as Mulheres, respectivamente, se apresentam como renovação.

Com Márcio Macedo (PT), ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, o governador alinha a vinda dele e do ministro Renan Filho (MDB), da Infraestrutura, para acompanhar o retorno da obra da BR-101 e também fortalecer o apoio para captação de recursos para obras de duplicação da BR-235 e construções a longo prazo. Fábio quer uma ponte entre Neópolis e Penedo, além de uma outra entre o bairro Coroa do Meio e a Avenida Tancredo Neves, em Aracaju.

Ainda nesta quarta-feira (25), o governador anunciou que conseguiu R$ 30 milhões para manutenção da BR-101 Sul e R$ 250 milhões para rodovias. Segundo ele, a conclusão da BR-101 ocorre nesse primeiro mandato.

No Turismo, o retorno do Projeto Verão em parceria com a prefeitura da capital é o início de uma nova guinada no setor. Uma das principais cobranças e compromisso firmado em campanha. Mitidieri quer o estado com eventos a cada 15 dias e deixou à frente da pasta o empresário Marcos Franco (MDB).

Além disso, o apoio ao governo conseguiu agregar a maior parte da bancada da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), com análises apontando que 20 dos 24 deputados eleitos estarão com Mitidieri. Dado seu perfil municipalista, grande fator que foi decisivo nas eleições gerais de 2022, o gestor não deve enfrentar problemas na aprovação de projetos.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso