Política
Moraes exalta sistema eleitoral e democracia durante posse no TSE; Bolsonaro não aplaude
A solenidade de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite desta terça-feira (16), contou com a presença dos chefes dos três poderes, políticos e candidatos no pleito deste ano. Em seu discurso, Moraes exaltou o processo eleitoral e a democracia brasileira. A fala foi aplaudida no local que contava com mais de 2 mil pessoas, com exceção do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que não manifestou reação ao momento.
“Nós somos a única democracia no mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional. Respeito às instituições é o único caminho de crescimento e fortalecimento da República, e a força da democracia como único regime político, onde todo poder emana do povo e deve ser exercido pelo bem do povo”, afirmou o novo presidente.
Bolsonaro alega em lives e entrevistas, sem provas, que as urnas não são confiáveis e defende a tese do voto auditável. Durante seu governo, críticas à corte eleitoral foram constantes.
Bolsonaro estava posicionada na mesa com os chefes do Congresso, Rodrigo Pachecho (PSD), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), além dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachi e Dias Toffolli.
Em frente à mesa, na primeira fila estavam o candidato à presidência Lula (PT) e os ex-presidentes Dilma Rouseff (PT) e Michel Temer (MDB).
Leia os termos de uso