Política
MST ocupa Ministério da Agricultura e Incra em manifestação contra Governo
O Movimento Sem Terra (MST) ocupou uma área do Ministério da Agricultura, em Brasília, em uma manifestação contra o governo na manhã desta segunda-feira (9). A ação também ocorreu na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A estimativa é que aproximadamente 3.500 pessoas participaram da manifestação, que protesta contra a titularização de terras distribuídas, os cortes nos investimentos públicos, além do aumento no número de agrotóxicos permitidos pelo governo. Ao todo, integrantes de 24 Estados participaram do protesto.
A principal motivação para a manifestação é a distribuição de titularidades individuais dos lotes de terra para o assentados. Para o MST, essa ação faz regularizar a venda dos lotes da reforma agrária, com isso, o Incra terá a responsabilidade sobre as áreas coletivas dos assentamentos.
Os manifestante picharam paredes, chão e o elevador do térreo do Ministério da Agricultura, além disso, embalagens de agrotóxicos e tinta vermelha, que simulava sangue, foram jogadas no saguão do órgão.
A assessoria do ministério informou que aguarda um relatório para fazer uma análise de eventuais prejuízos. De acordo com funcionários do órgão, a portaria ficou fechada por 45 minutos, o que barrou o acesso dos servidores pela manhã. Elevadores foram desligados e, por volta das 10 horas, com o fim do protesto, a situação voltou ao normal.
Leia os termos de uso