Política


‘Não pode ser instrumento para ampliar desigualdades sociais’, diz Kitty Lima ao defender adiamento do Enem


Publicado 18 de maio de 2020 às 11:44     Por Peu Moraes     Foto Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) defendeu a prorrogação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em virtude da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O Ministério da Educação tem mantido as provas para o mês de novembro. “Não podemos aceitar que o Enem se torne instrumento de ampliação das desigualdades sociais”, ressaltou.

Kitty Lima também enfatizou que milhões de estudantes do ensino público estão sem aulas e não possuem condições para a metodologia online, que está sendo praticada. “Essa luta é de todos nós”, disse.

A parlamentar ainda afirmou que educação deve ser inclusiva. “Em um momento como esse em que os estudantes não têm previsão de retorno às aulas presenciais, é inaceitável manter a data inicial do Enem, que é a principal porta de entrada para o ensino superior do país”, finalizou.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, e foi criada em 1998. O objetivo é avaliar a qualidade do ensino médio no país.

O Ministério da Educação divulgou que apesar da pandemia, o Enem 2020 está mantido e as provas deverão ser realizadas nos dias 1º e 8 de novembro.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso