Política


Nem Lula nem Bolsonaro: André Moura define apoio à Soraya Thronike para presidente


Publicado 12 de agosto de 2022 às 08:40     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Redes Sociais

O candidato a deputado federal André Moura (União Brasil) confirmou que voto para presidente da República, em outubro, vai para a senadora e dirigente do União Brasil Mulher, Soraya Thoronicke. Ele, que preside a sigla em Sergipe, disse que devido às muitas correntes internas a candidatura própria foi a escolha do União em convenção.

“O partido reunido optou pela escolha da senadora Soraya. Então nós vamos seguir a orientação do partido, respeitando a posição dos nossos candidatos a deputado federal, estadual… Mas eu André, enquanto presidente do partido e membro da Executiva Nacional, não poderia ter uma outra posição a não ser seguir com a candidatura de Soraya que é a candidata do União”, disse André em entrevista à rádio Fan FM.

Antes de Soraya, o presidente nacional da sigla, Luciano Bivar, era o cotado para disputar a vaga ao Planalto, mas preferiu a reeleição à Câmara dos Deputados. A senadora compõe chapa com o economista Marcos Cintra (União).

O candidato do PT, Lula, havia iniciado tratativas para buscar o apoio do União, mas não houve avanços. “Tinha correntes internas do partido e muitos parlamentares são ligados ao presidente Bolsonaro. Quando houve essa possibilidade de apoio à Lula houve resistência de algumas alas do União. Exatamente por isso o partido optou por candidatura própria”, disse Moura ao relembrar que o partido surge da união entre PSL e Democratas.

Para o segundo turno, no entanto, André afirmou que vai aguardar a decisão da Executiva Nacional. “Haverá uma discussão para quem vai o apoio”.

Perfil
Soraya Thronicke, 49 anos, é advogada, natural de Dourados (MS). Estreante como candidata, foi eleita senadora pelo seu estado em 2018 pelo então PSL. Foi vice-líder do governo no Congresso Nacional e, atualmente, é coordenadora política da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Senado Federal, além de membro de oito comissões da Casa. Também preside o União Brasil Mulher Nacional e o diretório do União Brasil em Mato Grosso do Sul.

Leia mais
Caso Ademir: SSP sustenta que delegado foi vítima de latrocínio após absolvição de réu em júri popular



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso