Política


O homem por trás da boa política de Zé Rosa em Siriri


Publicado 18 de janeiro de 2023 às 14:43     Por Dhenef Andrade e Peu Moraes     Foto Divulgação / Assessoria de Comunicação

Em seu segundo mandato à frente da pequena cidade de Siriri, no Leste de Sergipe, o prefeito Zé Rosa (PSD), que tem mais de 75% de aprovação entre a população, tem ao seu lado um aliado antigo e que com que a política local deslanche. Nos bastidores o nome de Douglas Andrade, atual secretário de Relações Institucionais da cidade tem prestígio junto a políticos e lideranças no âmbito local, estadual e nacional. Ele recebeu o Ajunews, no último dia 17 de janeiro, onde aborda o começo da trajetória que o posiciona como um dos potenciais articuladores político do estado.

“Na verdade eu andava no meio política de forma indireta, participava de muitas ações em Siriri. Politicamente eu comecei quando disputei uma vaga no Conselho Tutelar e tive êxito naquela época. Depois continuei meu trabalho como conselheiro e em projetos sociais. Efetivamente, quando Zé Rosa resolveu ser candidato em 2012, por um anseio da população, e eu fui com ele como candidato a vereador. Não entrei por 10 votos”, lamentou. A época Dal (DEM) foi eleito com 40,4% contra 35% de Rosa.

Mesmo com o revés, Douglas encarou como uma vitória e um fio condutor para chegar com mais força em 2016. “Zé Rosa também perdeu, nunca fomos nada, mas chegamos em segundo, por poucos votos. Derrotamos grandes políticos de Siriri, perdemos por 200 votos. Continuamos o trabalho”.

Quatro anos depois, Andrade optou por coordenar a campanha de Zé Rosa e brinca: “não posso coordenar e ser candidato. Gato com dois sentidos não pega lebre”. O trabalho resultou em uma vitória com mais de 1500 votos sobre o adversário, Marquinhos Mascarenhas (PTN).

Com o início do mandato, Douglas foi convidado a assumir a pasta de Lazer e Esporte, mas ao longo dos meses outra habilidade se sobressaiu. “Comecei a intermediar conversas com lideranças estaduais, municipais e federais. Viajando com Zé Rosa à Brasília. Eu senti a obrigação de ter de mudar. No meio do ano fizemos a troca e fui pra secretaria de assuntos parlamentares e daí foi que eu deslanchei”, relembrou.

O secretário conta ainda que a busca por ajuda de parlamentares se revela uma ‘grande odisseia’, mas que nessas experiências entre gabinetes foi lhe firmando nomeio. Ele destaca que sempre pautou sua caminhada em busca de boas amizades, sem jogos de interesse. “O que mais tem nesse meio é gente querer passar por cima do outro”.

Com a proximidade do fim do mandato de Rosa, Andrade revela que pretende continuar fora dos holofotes. “Não tenho interesse de cargo nenhum, quero continuar nos bastidores. Aconteceram vários convites, quem o prefeito Zé Rosa indicar estarei seguindo. Estarei no agrupamento dele”, finalizou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso