Política


Órgãos públicos estaduais lamentam e decretam luto por morte de João Alves Filho


Publicado 25 de novembro de 2020 às 10:00     Por Eduardo Costa     Foto Divulgação

Diversos órgãos públicos estaduais se manifestaram nesta quarta-feira (25) lamentando a morte do ex-governador de Sergipe João Alves Filho. A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a Câmara Municipal de Aracaju, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) publicaram notas de pesar. Alguns dos órgãos chegaram a declarar luto oficial.

A Alese se manifestou por meio de seu presidente, o deputado estadual Luciano Bispo (MDB), que decretou três dias de luto oficial. “Eu pessoalmente me despeço de um grande amigo, companheiro da minha vida política, desde o início da minha carreira. Sergipe perde um gestor brilhante, um grande construtor da era moderna, um administrador que contribuiu para o crescimento de Sergipe nos governos estadual e federal como ministro do Interior”, afirmou.

Quem também decretou luto oficial de três dias foi a Câmara Municipal de Aracaju. A nota do presidente, vereador Nitinho (PSD), diz que “foi com muito pesar que a Casa Parlamentar, na pessoa do seu presidente Nitinho e demais vereadores, recebeu a notícia do falecimento deste grande homem público sergipano. Doutor João, como era conhecido por todos, foi um grande estadista, sempre preocupado com o Estado e buscou sempre colocar Sergipe em destaque no cenário nacional”.

Outro órgão a decretar luto foi o TCE-SE. O presidente do Tribunal, conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, destacou a trajetória de João e sua relação com a instituição. “O governador João Alves será sempre lembrado com muito carinho pelos sergipanos; as marcas das suas gestões e do seu trabalho em prol do nosso estado seguem vivas. Infelizmente o ano do nosso cinquentenário será marcado também pelo passamento de um dos homens públicos mais representativos da história de Sergipe”.

O TJSE veio à público com nota de pesar por meio de seu presidente, Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho. “João Alves Filho teve uma trajetória marcante na história política e administrativa de Sergipe. O amor pelo Estado e pela coisa pública marcaram profundamente a sua vida. Em nome desta Corte de Justiça, estendo minhas sinceras condolências aos familiares e amigos”, afirmou.

Outro entre os órgãos estaduais a se manifestar sobre o falecimento de João Alves Filho foi a OAB/SE, com o presidente Inácio Krauss: “Escritor e apaixonado por Sergipe, João Alves deixa um legado imensurável e a OAB presta sua homenagem pelos feitos realizados no Estado e se solidariza com a sua esposa, a advogada e senadora Maria do Carmo Alves, e toda família, e encaminha as condolências institucionais pelo luto”.

João Alves Filho morreu no fim da noite desta terça-feira (24). Ele estava internado desde o último dia 18, após sofrer paradas cardíacas. João foi sedado e respirava com a ajuda de aparelhos. A função renal dele também foi comprometida. Além disso, o ex-chefe do Executivo Estadual foi diagnosticado com covid-19.

Leia mais:
‘Nunca estamos preparados pra sentir tanta saudade’, diz Maria do Carmo sobre morte do marido, João Alves Filho
Classe política sergipana lamenta morte do ex-governador João Alves Filho



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso