Política
Partido de Belivaldo Chagas e Mitidieri pede impugnação de candidatura de Eliane Aquino
Assim como o Ministério Público Federal (MPF), o PSD também foi à Justiça Eleitoral e solicitou a impugnação da candidatura da vice-governadora Eliane Aquino (PT) à Câmara Federal. O partido solicitante é o mesmo do governador Belivaldo Chagas e Fábio Mitidieri, candidata à sucessão no Palácio dos Despachos. A informação foi divulgada pela própria Aquino, nesta segunda-feira (22).
A justificativa do pedido é o mesmo apresentado pelo MPF. Eliane manteve vínculos com conselhos de órgãos públicos estaduais, dos quais segundo interpretação do procurador responsável pela ação, deveria ter se desincompatibilizado até o dia 2 de abril, de acordo com o calendário eleitoral. Sobre a situação, Aquino afirma que tais funções “possuem, por lei, total vinculação ao cargo de Vice-governadora do Estado de Sergipe, portanto são funções ligadas ao exercício do cargo e dele indissociáveis”.
Além disso, a vice disse que dessa forma “não haver a necessidade de desincompatibilização, uma vez que a legislação trata o exercício do cargo como desprovido dessa obrigatoriedade” e estaria liberada da necessidade de afastamento.
“Não recebi nenhuma orientação no sentido da desincompatibilização, nem da parte dos operadores do direito que atuam no âmbito do estado, no assessoramento de governadores e vices nem por parte das secretarias executivas desses conselhos, uma vez que os mesmos possuem memória administrativa sobre procedimentos a serem adotados por suas presidências em anos eleitorais. Isso reforça a desnecessidade de afastamento oficial”, afirmou.
A candidata reafirmou que segue firma na campanha e que responderá a questionamentos da Justiça e citou o ex-governador Marcelo Déda para criticar a investida do PSD contra ela. “Com ele aprendi sobre lealdade e respeito aos amigos e parceiros da política. Por isso, registro minha decepção com os que fazem o PSD em Sergipe, que num momento como esse engrossa fileiras para que me seja tirado o direito de disputar uma vaga na Câmara Federal. É no mínimo indigna tal postura, para usar um eufemismo ao classificar a atitude daqueles que foram à minha casa inúmeras vezes quando de mim precisaram”, escreveu.
Segundo ela, seu nome foi citado pelo grupo de Belivaldo para ser candidata ao lado deles. “Por não estar no mesmo grupo que eles, não posso participar da disputa. Faça o povo o seu julgamento dessa atitude”.
A vice-governadora se junta a mais seis candidatos que tiveram impugnação solicitada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) que julgará o pedido. Os outro são: o candidato a governo Valmir de Francisquinho (PL), os candidatos a deputado estadual Talysson de Valmir (PL), Christiano Cavalcante (União), além dos que concorrem a deputado federal Fabio Henrique (União), Valdevan Noventa (PL).
Leia mais
Fábio Reis lidera lista de sergipanos que mais gastaram em um mês dinheiro economizado na pandemia
Leia os termos de uso