Política


Políticos sergipanos lamentam morte de Glória Maria


Publicado 02 de fevereiro de 2023 às 16:51     Por Dhenef Andrade e Peu Moraes     Foto Reprodução / TV Cultura

A morte de um dos maiores nomes do Jornalismo brasileiro, Glória Maria, foi confirmada na manhã desta quinta-feira (2), após complicações de uma metástase no cérebro. Durante o dia muitas manifestações solidárias aos familiares e amigos da jornalista encheram a timeline das redes sociais. Políticos sergipanos lamentaram o falecimento de Glória reforçando a grandeza de sua trajetória.

“Hoje é um dia muito triste para o Jornalismo do Brasil. Faleceu Glória Maria, uma incrível repórter que fez história diversas vezes. Mulher, negra, a primeira a entrar ao vivo no Jornal Nacional e a inaugurar a era da alta definição da televisão brasileira. Descanse em paz!”, escreveu o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT).

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), ressaltou um dos feito da longa vida profissional da ex-apresentadora do Fantástico. “Um dia após reafirmamos a força e a necessidade da democracia com a posse de deputados e senadores, perdemos uma referência do jornalismo brasileiro. Faleceu Glória Maria!, a primeira mulher negra a entrar ao vivo Jornal Nacional. Que Deus a receba, Glória”.

A primeira deputada estadual trans de Sergipe, Linda Brasil (PSOL), também afirma que Glória é uma referência não só para o Jornalismo, mas pra todas as mulheres. “Recebi com pesar a notícia do falecimento de Glória Maria. Meus sentimentos à família, admiradoras/es e amigas/os. Ela foi a primeira repórter negra da TV a entrar ao vivo em cores e se tornou referência para as mulheres, sobretudo as mulheres negras”.

Os senadores por Sergipe, Alessandro Vieira (PSDB) e Rogério Carvalho (PT), prestaram condolências à família e amigos. “O falecimento de Glória Maria é uma perda irreparável para o país. Jornalista competente, pioneira em diversas áreas e inspiração para mulheres em todo o Brasil. Que Deus console família e amigos”, disse Vieira. “O Brasil se despede hoje de Glória Maria. Profissional incrível, que fez história no jornalismo e se tornou um ícone da TV brasileira. Além do talento, Glória marcou a vida de milhões de pessoas, sobretudo por sua representatividade!”, escreveu Rogério.

O presidente do União Brasil em Sergipe, André Moura, afirmou que a jornalista será lembrada pela quebra de paradigmas. “Perdemos hoje um dos maiores ícones da história do jornalismo e da Televisão Brasileira em geral. A partida de Glória Maria tira de nós uma grande profissional. mulher forte, decidida, que quebrou pardigmas e deixou sua marca na frente e por trás das câmaras”.

A secretária Nacional de Renda e Cidadania, Eliane Aquino (PT), também referendou Maria como “eterna na história da comunicação brasileira”. “A primeira mulher negra no jornalismo do país, que nos encantava com suas matérias cheias de vida e profissionalismo…Ela abriu caminho para muitos comunicadores brasileiros, sobretudo para negros e negras. Meus mais sinceros sentimentos a toda a família. Seu legado jamais será esquecido!”

A jornalista apresentou os principais programas jornalísticos da Globo, onde atuava desde 1971. Glória estava à frente do Globo Repórter, ao lado de Sandra Annerberg. A jornalista deixa duas filhas: Maria, de 15 anos, e Laura, de 14, adotadas em 2009.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso