Política
Por edital, Câmara notifica Valdevan Noventa de decisão do TSE e perda do mandato
O corregedor da Câmara dos Deputados, Paulo Bengtson notificou por edital o deputado federal Valdevan Noventa (PL), a respeito da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidiu por unanimidade, confirmar a cassação de seu mandato e pela sua inelegibilidade. As informações foram publicadas pela coluna Radar, da revista Veja, nesta quarta-feira (30).
O parlamentar por Sergipe perderá o mandato por abuso do poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018. O TSE seguiu decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), que o condenou pela captação e gasto ilícito de recursos mediante depósitos de valores de origem não identificada.
O Plenário do TSE ratificou decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), que condenou o parlamentar pela captação e gasto ilícito de recursos mediante depósitos de valores de origem não identificada. Rafael Meneguesso Lima, então vice-prefeito do município de Arauá, foi absolvido.
De acordo com o processo, integrantes da equipe de campanha de José Valdevan aliciaram dezenas de moradores dos municípios de Estância e Arauá para simular doações ao candidato.
Ao AjuNews, em 17 de março, o parlamentar afirmou que vai recorrer da decisão do TSE. “Esclareço que respeito a decisão daquela Corte, mas que, amparado no meu direito de defesa, continuarei a recorrer, a fim de provar a minha inocência. Fui o único Deputado Federal eleito por Sergipe em 2018 que não recebeu verba do Fundo Partidário ou Fundo Eleitoral. As doações realizadas após a eleição o foram para cobrir as dívidas da campanha, sem qualquer intenção de ferir regra eleitoral. São recursos provenientes de empréstimo pessoal, e não de origem ilícita como apontado na decisão”, diz um trecho da nota.
Leia mais:
TSE cassa mandato de Valdevan Noventa
Márcio Macêdo deve assumir cadeira de Valdevan Noventa na Câmara
Valdevan Noventa vai recorrer da sentença do TSE que cassou seu mandato nesta quinta (17)
TRE comunica à Câmara Federal que Márcio Macedo vai assumir vaga de Valdevan Noventa
Leia os termos de uso