Política


Presidente do Peru deixa partido que o elegeu; legenda agora faz oposição ao governo


Publicado 01 de julho de 2022 às 12:20     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Redes Sociais

O presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou, nesta quinta-feira (30), o partido Peru Livre, o qual venceu as eleições de 2021. Ele foi acusado pelos líderes partidários de ter promovido um conflito interno e implementado um programa neoliberal. A legenda passa agora a fazer parte da oposição ao governo.

Segundo o presidente do partido, Vladimir Cerrón, o presidente peruano “não cumpriu com a ideologia” da legenda e, por isso, deveria deixar a sigla. “Foi pedida a saída do cidadão e militante Pedro Castilho não como presidente, mas como militante do partido”.

A saída aumenta o isolamento político de Castillo, que enfrenta denúncias de crimes de patrocínio ilegal e tráfico de influência. O Congresso investiga o presidente e deve recomendar uma acusação constitucional contra ele, o que pode acarretar um pedido de destituição do cargo, que ocupa há 11 meses.

Cerrón afirmou ainda que o Peru Livre atuará como uma “oposição propositiva”, ao contrário da oposição promovida pelos demais partidos de direita que dominam o Congresso. “Não seremos uma bancada que estará se opondo por se opor”, disse.

Castillo apresentou ao Tribunal Eleitoral Nacional o pedido para sair do partido na quarta-feira (29). Segundo ele, a decisão se deve à sua “responsabilidade como presidente de 33 milhões de peruanos”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso