Política


Presidentes dos 27 TJs manifestam apoio ao STF e afirmam que não há espaço para retrocessos


Publicado 31 de maio de 2020 às 13:46     Por Peu Moraes     Foto Nelson Jr. / Supremo Tribunal Federal

O Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil manifestou “integral apoio” ao Supremo Tribunal Federal (STF), alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), parlamentares bolsonaristas e simpatizantes do chefe do Executivo. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, neste sábado (30).

Em ofício enviado, nesta sexta-feira (29), ao presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, o colegiado ressalta que “não há espaço para retrocessos, ainda que ataques pontuais neste momento delicado para as instituições brasileiras tentem desestabilizar a tão sonhada consolidação da nossa democracia”.

A nota é assinada pelos 27 presidentes dos Tribunais de Justiça do país. “Não há outra palavra para definir o Poder Judiciário brasileiro neste momento, que não a união”, afirma o documento.

“União entre todos os tribunais, que respeitam a harmonia e independência entre os Poderes –sistema de freios e contrapesos previstos em nossa Carta Magna– mas que também ressalta a necessidade de respeito à autonomia da magistratura, no desempenho de suas funções constitucionais.”

Alvo de um inquérito conduzido pelo STF que apura se o presidente tentou interferir politicamente na Polícia Federal, Bolsonaro vem subindo o tom contra a corte nesta semana após uma operação autorizada pelo Supremo que cumpriu 29 mandados de busca e apreensão no chamado inquérito das fake news, que apura ofensas, ataques e ameaças contra ministros da corte. Políticos, empresários e ativistas bolsonaristas estão entre os alvos da investigação.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso