Política


Professora Ângela Melo critica política da prefeitura de Aracaju: “Desvalorização do magistério”


Publicado 27 de outubro de 2021 às 11:24     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Ascom

A vereadora Professora Ângela Melo (PT) criticou a política da prefeitura de Aracaju para professores da rede municipal da capital. Em participação na Audiência Pública “Valorização dos Professores”, na última segunda-feira (25), ela afirmou que a gestão não valoriza os profissionais da educação.

“Valorização se dá com garantia dos direitos salariais e também com condições dignas de trabalho. E nem um aspecto nem outro têm sido cumpridos pela Prefeitura”, frisou Ângela.

De acordo com a parlamentar, um exemplo da desvalorização da profissão em Aracaju é o fato da prefeitura não pagar o piso salarial do magistério “Desde a sua gestão anterior que o prefeito Edvaldo Nogueira não garante a atualização do piso salarial das professoras e professores. Enquanto o preço de todos os alimentos e serviços têm aumentado, os trabalhadores e trabalhadoras do magistério de Aracaju veem o seu salário ser achatado”, ressaltou.

Ângela denunciou também a falta de vagas nas creches municipais e a política de esvaziamento da Educação de Jovens e Adultos. Segundo ela, a gestão chegou a orientar escolas para não ofertarem vagas. Além disso, ela alega que não há nenhuma transparência sobre a aplicação dos recursos do FUNDEB e em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE).

“Recursos do FUNDEB e do MDE devem ser para a valorização da educação pública. Mas, infelizmente, quando esteve na Câmara para prestar contas do quadrimestre, o Secretário da Fazenda não apresentou qualquer perspectiva positiva de valorização do magistério”, criticou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso