Política


PT aciona TCU para que o Governo volte a considerar vacina contra a Covid-19


Publicado 23 de outubro de 2020 às 14:00     Por Fernanda Sales     Foto Arquivo / Agência Brasil

Os senadores e deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) acionaram o Tribunal de Contas da União (TCU) para garantir que o Executivo retome o acordo de parceria e aporte de recursos para aquisição das vacinas contra a Covid-19. Em declaração no seu twitter oficial nesta quinta-feira (22), o líder do PT no Senado, senador Rogério Carvalho, afirmou que a atitude dos senadores e deputados petistas foi para impedir o recuo do presidente Jair Bolsonaro, que desistiu de comprar as vacinas desenvolvidas pelo laboratório chinês em parceria com o Instituto Butantan.

Na última quarta-feira (21), Jair Bolsonaro desautorizou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que havia anunciado a compra de 46 milhões de doses da Coronavac, feita em parceria do laboratório Sinovac Biotech com o Butantan.

Segundo informações do PT Senado, os senadores classificaram a atitude do presidente como “falta de conhecimento”, “egocentrismo” e “atentado contra a saúde pública”.

Em comunicado oficial, a Embaixada da China em Brasília se posicionou sobre a produção de vacinas, sem citar o presidente. “A China cumprirá o seu compromisso de tornar as vacinas chinesas num bem público global depois de se concluírem as devidas pesquisas e aprovações. Vai fornecer com prioridade aos países em desenvolvimento e fazer contribuição chinesa para garantir a acessibilidade e disponibilidade de vacinas aos países em desenvolvimento”, disse a missão diplomática.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso