Política


Quase 100 mil trabalhadores tiveram benefício emergencial reduzido por erro do governo


Publicado 29 de junho de 2020 às 14:00     Por Roberta Cesar     Foto Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Por causa de um erro no sistema de dados da Dataprev quase 100 mil trabalhadores tiveram o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda (BEM) reduzido. O problema afetou tanto aqueles que já receberam a segunda parcela do auxílio na última semana de junho, tanto os que devem receber nos próximos dias. As informações foram publicadas pelo jornal O Globo, neste domingo (28).

Segundo a publicação, a quantidade de pessoas que foram atingidas pode ser maior, pois outros beneficiários também teriam sido afetados, mas, como o pagamento destes ainda não foi processado, o governo deve corrigir a falha antes que dinheiro seja enviado para as contas.

O problema diminuiu o valor do segundo benefício, e além disso, o montante pago na primeira parcela passou a ficar registrado de forma errada no sistema. A medida provisória que criou o benefício autoriza os patrões a negociarem com seus funcionários acordos que suspendem temporariamente os contratos de trabalho em um prazo até 60 dias, além da redução da jornada e de salário, até 90 dias.

A medida provisória é por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Durante os acordos, os trabalhadores vão receber um auxílio pago pela União. Ele é baseado no cálculo das parcelas do seguro desemprego (entre R$ 1.045 e R$ 1.813).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso