Política


Sheyla Galba critica veto de Bolsonaro ao projeto que facilitaria tratamento oral contra câncer: “lamentável”


Publicado 28 de julho de 2021 às 11:18     Por Fernanda Sales     Foto Divulgação / Assessoria parlamentar

A vereadora de Aracaju, Sheyla Galba (Cidadania), criticou o veto integral do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei que facilitaria o acesso a remédios orais contra o câncer. Segundo a parlamentar, a atitude do presidente em vetar esse projeto é “lamentável”.

O PL 6.330/2019, do senador Reguffe (Podemos-DF), beneficiaria mais de 50 mil pacientes que poderiam realizar o tratamento em casa, sem necessidade de internação hospitalar. A mensagem de veto foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (27).

“A luta por um tratamento digno contra o câncer deveria ser uma obrigação de todos os políticos. Lamentável a atitude do presidente de vetar um projeto que beneficiaria as pessoas em tratamento contra o câncer. Continuarei, incansavelmente, minha luta para que os poderes públicos respeitem as pessoas com câncer”, informou a vereadora em suas redes sociais.

De acordo com projeto, aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 1º de julho, os planos privados de saúde ficariam obrigados a cobrir despesas com tratamentos antineoplásicos ambulatoriais e domiciliares de uso oral em até 48 horas. Segundo a mensagem de veto encaminhada por Bolsonaro ao Congresso Nacional, o texto “comprometeria a sustentabilidade do mercado”, “criaria discrepâncias” e “privilegiaria pacientes acometidos por doenças oncológicas que requeiram a utilização de antineoplásicos orais”.

Leia mais:
Bolsonaro veta projeto que facilitaria tratamento oral contra câncer



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso