Política
Sob a coordenação do ministro Márcio Macêdo, primeira rodada do PPA é sucesso
Em apenas quatro dias, mais de 9 mil pessoas participaram das plenárias estaduais e cerca de 36 mil interagiram com votos e propostas na plataforma Brasil Participativo. “Um sucesso!” Assim o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, define a primeira rodada de plenárias estaduais do PPA Participativo, realizadas entre 11 e 13 de maio, em quatro capitais da região Nordeste.
O balanço dos últimos dias justifica a avaliação positiva: mais de 9 mil pessoas participaram presencialmente das quatro plenárias, e outras 36 mil interagiram na plataforma digital Brasil Participativo, onde cada cidadão ou cidadã pode ajudar a eleger programas prioritários e apresentar propostas de políticas públicas para os próximos quatro anos. Até a manhã deste domingo (14), mais de 750 propostas foram registradas na plataforma.
Responsável por articular a participação social na elaboração do Plano Plurianual (PPA), a SG calcula entre 9 e 10 mil pessoas o número de participantes dos encontros realizados na Bahia, em Alagoas, em Pernambuco e na Paraíba nos últimos dias. Até 10 de julho, serão promovidos encontros em todas as capitais brasileiras, num total de 27 plenárias, organizadas para provocar a participação da sociedade civil na definição do que deve ser priorizado pelo governo entre 2024 e 2027.
Ao mesmo tempo, os cidadãos podem participar diretamente das definições por meio da plataforma Brasil Participativo, onde é possível eleger três grandes programas de governo como prioritários, em um conjunto de 28, e também apresentar três propostas de políticas públicas e votar em outras três.
Leia os termos de uso