Política
Transição entre governo Bolsonaro e do presidente eleito Lula inicia nesta quinta (3)
A transição entre o governo de Jair Bolsonaro (PL) e o do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa nesta quinta-feira (3), em Brasília.
De acordo com o portal Metrópoles, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, receberá o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB); a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann; e o ex-ministro Aloizio Mercadante. Já Lula deve desembarcar na capital federal na segunda-feira (7), quando retomará as articulações do processo de transição.
Em Brasília, o próximo chefe do Planalto pretende se reunir na terça-feira (8) com a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF); com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado e do Congresso Nacional; e com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.
A transição de governo é prevista em lei e em decreto. Cabe à Casa Civil coordenar a entrega de documentos à equipe do presidente eleito. Os nomes de até 50 dirigentes, em diversos setores, devem ser publicados no Diário Oficial da União. Todos os nomeados trabalham até a posse, em 1º de janeiro de 2023, em preparação do novo mandato.
Leia os termos de uso