Política


TRE-SE acata pedido do Podemos e suspende divulgação de pesquisa IPESE


Publicado 02 de junho de 2022 às 08:30     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / TRE-SE

O Podemos de Sergipe ingressou, nesta quarta-feira (1), com duas ações junto ao Tribunal Regional do estado (TRE-SE) para suspender a divulgação da pesquisa do IPESE e de uma outra que seria divulgada nesta quinta-feira (2) sobre intenção de votos para cargos majoritários. De acordo com o advogado do partido, Saulo Ismerin, há irregularidades

“Existe uma resolução do TSE que regula tudo relacionado a pesquisa eleitoral. E existem critérios que devem ser observados pela empresas quando forem realizar pesquisas. Se eles não forem adotados, a pesquisa tem fragilidades. Diante disso qualquer partido, ou Ministério Público, pode provocar a Justiça Eleitoral”, afirmou o advogado em entrevista à rádio Fan.

A irregularidade visualizada pelo TRE foi relacionada à ausência de certificado digital no registro da pesquisa junto ao órgão. O pedido de liminar foi acatado pelo juiz relator Leonardo Souza Santana Almeida que determinou multa de R$30 mil em caso de descumprimento da decisão.

A pesquisa IPESE foi encomendada pelo Grupo Fan Comunicação e apresenta a intenção de votos para governador e senador. Diante da decisão da Justiça Eleitoral, o IPESE vai recorrer da medida.

Leia mais
Rodoviários da Progresso paralisam atividades; mais de 120 ônibus não saíram das garagens



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso