Política
TRE-SE rejeita candidatura de Eliane Aquino à deputada federal
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) rejeitou candidatura da vice-governadora de Sergipe e candidata à deputada federal, Eliane Aquino (PT). O julgamento do mérito aconteceu, nesta segunda-feira (12). Por unanimidade, foi indeferida a candidatura de Eliane à Câmara Federal.
Em agosto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação devido a ausência de desincompatibilização de cargo de liderança em entidades estaduais. A justificativa do pedido é que Eliane manteve vínculos com conselhos de órgãos públicos estaduais, dos quais segundo interpretação do procurador responsável pela ação, deveria ter se desincompatibilizado até o dia 2 de abril, de acordo com o calendário eleitoral.
De acordo com as investigações da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), Eliane Aquino não se desincompatibilizou dos cargos de presidente dos conselhos deliberativos de quatro órgãos públicos: Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER-SE) e Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe (IPES-SE).
Leia mais:
Julgamento de registro de candidatura de Eliane Aquino acontece no TRE-SE nesta quinta (8)
MP Eleitoral impugna candidatura de Eliane Aquino
‘Coligação tomou atitude sem nosso conhecimento’, afirma Mitidieri sobre pedido de impugnação à Eliane Aquino
Partido de Belivaldo Chagas e Mitidieri pede impugnação de candidatura de Eliane Aquino
Leia os termos de uso