Política


Trump não aceita vitória de Biden e promete tomar medidas legais


Publicado 07 de novembro de 2020 às 16:30     Por Fernanda Souto     Foto D. Myles Cullen/Casa Branca

O republicano Donald Trump não aceitou a vitória do democrata Joe Biden nas eleições dos Estados Unidos, anunciada na tarde deste sábado (7), pela imprensa do país. Ele prometeu tomar medidas legais para ter certeza e investigar o resultado do pleito.

“Todos nós sabemos o motivo de Joe Biden estar correndo para falsamente posar como vencedor, e o motivo de a mídia aliada estar tentando tanto ajudá-lo: eles não querem que a verdade seja exposta”, disse Trump, em comunicado divulgado por sua assessoria.

Para se declarar um vencedor das eleições eleitorais dos EUA, são necessários pelo menos 270 delegados dos 538 totais. Biden conseguiu 273, após ter os 20 votos dos delegados da Pensilvânia, estado decisivo na apuração. Trump tem 214.

O até então terceiro presidente que não consegue reeleição nos EUA segue acusando que há fraudes no processo eleitoral. Trump ainda não apresentou provas sobre suas alegações e nem esclareceu quais serão as medidas legais que tomará sobre o assunto.

“O simples fato é que essa eleição está longe de estar encerrada. Joe Biden não foi confirmado como vencedor de nenhum estado, muito menos dos estados altamente questionáveis, que terão recontagem obrigatória”, afirmou. “Na Pensilvânia, por exemplo, nossos observadores legais foram impedidos de acesso para acompanhar o processo de contagem. Votos legais decidem quem é o presidente, não a imprensa”, acrescentou.

Leia mais:
Biden é eleito o novo presidente dos Estados Unidos



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso