Política
TSE julga caso de Valmir de Francisquinho na quinta (2)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pautou para a próxima quinta-feira (2) o julgamento do pedido da defesa do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). A ação pede a anulação da decisão do Tribunal Regional de Sergipe (TRE-SE) que o condenou a dois anos por abuso de poder político e econômico com perda dos direitos políticos.
Na última semana, a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) se posicionou a favor do parecer do TRE. “Desse modo, não há dúvida de que as ações comprovadamente realizadas pelos recorrentes, consoante, com acerto, assentou a unanimidade dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral, estão revestidos de gravidade e, por isso mesmo, configuram a prática de abuso de poder político e econômico. Por tudo quanto exposto, o Ministério Público Eleitoral manifesta-se pelo improvimento do recurso ordinário”, informa o texto da PGE.
Relembre o caso
A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O relator do processo, desembargador Diógenes Barreto, destacou que o ex-prefeito cometeu “práticas abusivas graves o suficiente para levar à configuração do ilícito (abuso do poder político)”.
O relator, cujo voto foi acompanhado pelos demais membros da corte, destaca ter ficado comprovada a utilização da estrutura da prefeitura de Itabaiana a favor da candidatura de Talysson (PL), filho de Valmir, “com a realização de diversos eventos, publicidade institucional, pintura de imóveis da municipalidade, com o uso da cor azul, em alusão à cor predominante na campanha do então candidato que, na campanha, se apresentava como filho do prefeito”.
Leia mais
‘É fake’, afirma Pastor Heleno sobre saída do Republicanos do bloco de Belivaldo
Leia os termos de uso