Política
Valmir de Francisquinho lidera corrida pelo governo de Sergipe, aponta IPEC
O ex-prefeito de Itabaiana e candidato ao governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL), segue líder nas intenções de voto, segundo nova pesquisa do IPEC, encomendada e divulgada pela TV Sergipe, nesta quinta-feira (25). Valmir aparece em primeiro lugar em todos os cenários.
De acordo com os dados, o candidato do PL somou 29% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando os nomes são apresentados aos entrevistados. Fábio Mitidieri (PSD) segue em segundo, com 16%. O senador Rogério Carvalho (PT) é o terceiro, com 12%; Alessandro Vieira (PSDB), com 9%; Doutor Cláudio médico geriatra (DC) e Professor Aroldo Félix (UP), ambos com 1%; Elinos Sabinos (PSTU) e Niully Campos (PSOL) não computaram votos. Brancos e Nulos somaram 16% e não sabem ou não responderam, 15%.
Francisquinho também é o mais citado na pesquisa espontânea, onde o entrevistado cita sua preferência, com 16%. Na sequência aparece Mitidieri, com 6%; Carvalho, com 4%; Alessandro, com 2%; Doutor Cláudio médico geriatra, Professor Aroldo Félix, Elinos Sabinos e Niully Campos não foram citados. Outros nomes que não os com registro de candidatura no TSE somaram 6% enquanto brancos e nulos, 14%; não souberam responder, 15%. Não sabem ou não preferem opinar são a maioria, com 52%.
Foram entrevistas 800 pessoas entre os dias 22 e 24 de agosto em 32 municípios sergipanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) sob o protocolo de número NºSE 03430/2022 Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número Nº BR- 03430/2022.
Recurso
Na terça (23), o TSE publicou o acórdão da decisão de inelegibilidade do ex-prefeito. A decisão do TSE, em junho, confirmou o entendimento do TRE-SE de que ele e seu filho, o ex-deputado estadual Talysson Barbosa Costa (PL), cometeram abusos de poder político e econômico nas eleições de 2018. Com a publicação do documento, a defesa de Francisquinho poderá entrar com recurso para tentar reverter a decisão. No início de agosto, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Superior (STF), negou o pedido para suspender a decisão do TSE.
Leia os termos de uso