Política


Vereadora Linda Brasil critica alto índice de violência contra as pessoas trans


Publicado 15 de fevereiro de 2021 às 10:47     Por Fernanda Sales     Foto Instagram / @lindabrasilaracaju

A vereadora de Aracaju, Linda Brasil (Psol), criticou os altos índices de violência contra a população trans em Sergipe. Nesta segunda-feira (15), a parlamentar citou o último caso de violência em Aracaju, o assassinato da jovem trans, Natasha Santos, 19 anos, que foi encontrada morta em um matagal no bairro Coroa do Meio, Zona Sul de Aracaju, na manhã da última segunda-feira (8).

Na época, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou ao AjuNews que o corpo da vítima foi encontrado com sinais de espancamento.

Para a vereadora, esse foi um triste episódio logo depois da semana da visibilidade trans. “Na semana da visibilidade divulgamos os índices de violências contra as pessoas trans. Somente no ano passado, foram 175 mil assassinatos no país, a maioria com crueldades. Falta acolhimento e entendimento sobre as nossas identidades e isso acaba fazendo com que meninas como a Natasha acabe indo para a prostituição e sendo assassinada cruelmente”, informou a vereadora em entrevista à Jornal FM, nesta segunda-feira (15).

Segundo a parlamentar, ainda hoje ela irá na casa da mãe de Natasha para dar o suporte à família. E informou ainda que irá buscar saber sobre o andamento das investigações sobre o caso.

Linda explicou sobre a informação de que a vítima havia chantageado o agressor tentando extorqui-lo. “Foi um caso brutal que aconteceu semana passada. Estou conversando com a delegada responsável e fico muito triste com a divulgações de informações distorcidas. Há informações de que algumas trans fazem isso [chantagem], mas isso não pode ser motivo para culpabilizar a vítima sem ter nada comprovado e nenhuma linha de investigação sobre isso. Nós já somos muito marginalizadas”, afirmou a parlamentar, destacando que mesmo que tenha ocorrido a chantagem, ela deveria ser denunciada e não assassinada.

Atuação na Câmara
Linda Brasil destacou ainda sobre a sua atuação como vereadora da Câmara de Aracaju. “Estou ainda me adaptando, foram duas semanas de sessão de forma virtual. Fico um pouco nervosa por ocupar esse espaço, pela responsabilidade de ser a mais bem votada. […] Quem está ligado à situação vai querer distorcer minhas falas, como já está acontecendo, mas estou em paz e com vontade de fazer o melhor”, finalizou.

Leia mais:
Jovem trans é encontrada morta com sinais de espancamento em matagal na Coroa do Meio



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso